Skip to content

Recursos para o CCNA, CCNP & CCIE!!!

Bom dia pessoal, 
 
Vamos falar brevemente sobre recursos! O que é realmente necessário para passar nos exames Cisco e para adquirir o tão desejável conhecimento tão reconhecido na área de infraestrutura de T.I ?
É de conhecimento de todos que o exame CCNA, que é o primeiro passo para carreira Cisco, é praticamente totalmente teórico, possui algumas questões que são práticas mas não são muitas. 
 
Porém para aqueles que desejam seguir com seus estudos é necessário senão imprescindível o contato com laboratórios práticos, vejam : Laboratórios práticos, não necessariamente físicos.
 
Existem na rede hoje muitissimos recursos, muitos deles disponibilizados por pessoas de muita boa fé que nos disponibilizam acesso remoto aos seus equipamentos e a topologia de seus labs para que possamos desenvolver nosso conhecimento prático, e  muitos desses são gratuitos.
 
Muita documentação também a própria Cisco disponibiliza. Mas eis a questão: É necessário montar um laboratório físico para adquirir o conhecimento prático? A resposta é: Hoje em dia NÃO!, porém NADA substitui o contato físico com os equipamentos.
 
Muitas ferramentas como simuladores e emuladores de rede já estão disponíveis gratuitamente para que possamos desenvolver nossos conhecimentos teóricos na prática, através da parametrização das várias topologias disponíveis nos materiais de certificação.
 
Segue abaixo alguns deles:
 
Packet Tracer – Simulador de Rede Oficial da Cisco
 
GNS3 – Emulador de Rede mantido por um grupo de programadores feras!
 
IOU – Simulador também propriedade da Cisco (Se não me engano!)
 
Esses são os três mais conhecidos, lembrando que a diferença entre simulador e emulador é muito grande, trocando em miúdos o simulador é simplesmente um software que “recria” uma certa realidade da parametrização dos equipamentos, já o emulador utiliza o próprio IOS dos equipamentos Cisco. O GNS3 nos entrega a possibilidade de integrar uma topologia “virtual” com uma física, ou até mesmo montar ambientes de teste e exportar as configurações prontas para inserir em um equipamento Cisco.
 
Pesquisem sobre emulador e simulador de redes no google e verão o quão vasta é a diferença.
 
Além disso possuímos sites fantásticos como:
 
http://www.freeccnaworkbook.com/ – Muitos Labs, e também disponibiliza um super rack para acesso remoto, composto por routers, switches e firewalls!
http://freeccnalab.com/ – Recursos fantásticos!
 
http://labswitch.blogspot.com.br/  – Esse rapaz disponibiliza o rack dele composto por Switches L3, dos quais todos sabemos que custa o olho da cara aqui no Brasil se quiser montar um lab caseiro. Uma topologia fantástica! Vale muito a pena olhar, e por favor respeitar as condições de uso de acordo com as especificações que ele coloca no blog. Lembrem-se! Sejam educados e utilizem o equipamento como se fosse seu próprio equipamento. Façam uma doação quando possível, é muito bem vinda e um dolar não mata ninguém!
Pessoal, nem me perguntem se os materiais são em inglês, é óbvio que são! Inglês é nada mais nada menos que requisito, pelo menos leitura, caso ainda não fale, não se preocupe hoje mais do que nunca está disponível na web uma tonelada de material, basta se organizar e ter disciplina. Não se iluda, há sim materiais em português também, mas saiba que sua carreira está condenada a fiar estagnada em pouco tempo, sem inglês no way! e em breve (ou já) inglês somente será pouco.
 
Em breve vamos falar sobre certificações ITIL e MEF CECP 2.0, se ainda não sabem do que estou falando já vão pesquisando por que são muito importantes para o profissional de T.I. Além delas procurem saber também sobre o TOEIC.
 
Falando rapidamente do laboratório físico. Não é totalmente necessário, mas por experiência própria não há o que substitua o contato com o equipamento e essa diferença é notável, custa caro? depende, tudo é investimento. No Mercado Livre você pode encontrar Routers por 50 reais, como pode encontrar por 400, claro estamos falando de equipamentos usados, para quem compra no Ebay verá que tem muita coisa barata. Eu demorei praticamente 3 anos para montar meu lab, comecei com um router e hoje já está nesse rack, ainda faltam alguns equipamentos. Eu sempre encarei como investimento, nós sempre gastamos em coisas inúteis basta parar para pensar e cortar algumas delas e investir uma grana, porém caso não ache necessário você também tem em mãos uma gama muito grande de possibilidades. As opções apresentadas acima são totalmente suficientes para seu sucesso.
 
Aproveitem! Big Post!!
Published inTheory

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *