Skip to content

ITIL Foundation

ITILv3_Foundation
Boa tarde pessoal, 
 
O Assunto agora é ITIL. O que é ITIL? Já ouviu falar? Caso contrário fique preocupado e se informe o mais rápido possível, pois esse assunto é de extrema importância para o profissional de T.I. De qualquer forma vamos dar uma pequena introdução.
 
Definição: ITIL™(Information Technology Infrastructure Library) é o modelo de referência para gerenciamento de processos de TI mais aceito mundialmente.
 
A metodologia foi criada pela secretaria de comércio (Office of Government Commerce, OGC) do governo Inglês, a partir de pesquisas realizadas por Consultores, Especialistas e Doutores, para desenvolver as melhores práticas para a gestão da área de TI nas empresas privadas e públicas. 
                                          Fonte: http://www.profissionaisdetecnologia.com.br/blog/?p=168
 
Pessoal, para aqueles que já estão no mercado de trabalho, seja como Administradores de Sistemas, Administradores de Redes, Analistas de Suporte, Analistas de Help Desk,  para quem trabalha de alguma forma com T.I, sabem que o T.I nunca esteve tão desorganizado e bagunçado em toda a história. Principalmente em pequenas e médias empresas, que praticamente desconhecem a importância do departamento de T.I em seu negócio e até muitas vezes creem que poderiam sobreviver sem o T.I, mas o porque chegamos a esse ponto? Existem várias teorias, o avanço tecnológico muito acelerado, mudanças extremas de procedimentos e tecnologias diferentes, pessoal técnico não qualificado para lidar com essas mudanças e esses avanços, são vários os motivos que até fica difícil entender como chegamos a tal ponto. ITIL é um modelo de referência, não uma norma, mas um modelo que nos dá um norte para entender o nosso atual T.I e como ele está estruturado na organização.
 
A biblioteca ITIL te entrega recomendações de onde partir de um T.I Reativo para um T.I Proativo. Sabemos que o T.I é de extrema importância para os negócios, porém se não estiver entregando valor ao mesmo, de quase nada vale. Quando o T.I é encarado com seriedade e se trabalha as recomendações da biblioteca ITIL é possível entender onde você está e para onde quer ir, assim como fazer para chegar lá. A biblioteca cobre cinco livros:
 
1. Estratégia do Serviço
2. Desenho do Serviço
3. Transição do Serviço
4. Operação do Serviço
5. Melhoria Continuada
 
Existe uma carreira de certificações voltadas para Gerenciamento de T.I, uma das mais visadas atualmente são as certificações ITIL.
 
Existe a certificação de ínicio de carreira que é a ITIL v3 Foundation.
 
A todos os profissionais de T.I é interessantíssimo se certificar ITIL v3 Fountation. Significa para as empresas que você conhece e tem noção da situação atual do T.I e quais são as boas práticas e recomendações da biblioteca para um T.I Proativo, o que as grandes empresas, principalmente multinacionais estão em busca e muitas já atingiram o tal nível. Mesmo que seu foco seja técnico e não gerencial, é praticamente uma obrigação ter essa certificação, é uma base do entendimento da entrega de serviços de T.I, do porque ele realmente existe e como ele deve ser encarado e tratado nas empresas.
 
Quanto a prova de certificação!
 
A prova é composta por 40 questões, é necessário acertar no mínimo 60% para passar. O conteúdo é super interessante. Eu investi no livro: Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI da editora Brasport.
 
É um livro ótimo! E além de cobrir o conteúdo de prova, tem muitas dicas e reflexões profundas sobre a situação do T.I ao longo dos anos. Super fantástico. 
 
Eu utilizei esse livro, comprei um curso na Cloud Campus, super barato e de ótima qualidade que cobre em vídeo o conteúdo de prova e utilizei os simulados oficiais que são disponibilizados pela OGC. Foi o suficiente, passei na prova com 85% de acerto.
 
Lembrando que essa certificação não expira.
 
Espero que gostem e procurem mais informações, pois é muito importante o profissional que detem tal conhecimento, e para aqueles que gostam da área de Gerência a carreira de certificações é longa. Procurem no google e vão ver que é muito interessante.
 
Espero que gostem!
 
 
 
Published inCertifications

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *