Skip to content

Modelo OSI

Bom dia pessoal, 
 
Vamos falar um pouco sobre o famoso modelo OSI. Todo mundo que estuda redes conhece ou j[a ouviu falar desse modelo de referência, porém quem não conhece irá conhecer agora.
 
O Modelo OSI foi criado em 1984 por um grupo composto por pessoal técnico de vários vendors da época como IBM e DEC e o pessoal da ISO em conjunto com outros membros.
 
O problema na década de 80 era que não havia interoperabilidade entre hardware, por exemplo, uma empresa que era composta por um parque de máquinas IBM não conseguia inserir na rede da empresa uma máquina DEC, pois os protocolos de comunicação eram proprietários e não se comunicavam com equipamentos de outros fabricantes o que levava a uma certa prisão, principalmente quando empresas como IBM adquiriam empresas menores que tinham um parque de máquinas diferente e que acaba sendo descartado por falta de interoperabilidade.
 
O pessoal percebeu que não dava mais para ficar assim e ouve um movimento para a criação de uma solução em relação a essa comunicação, foi daí que o modelo OSI veio, o modelo OSI é um  modelo em camadas que descreve o que cada camada representa e os protocolos a ela relacionados, sendo assim esse modelo dava uma direção em relação a fabricação dos equipamentos independentemente do fabricante pois assim eles poderiam se comunicar.
 
Claro que nessa história tem muitos outros detalhes, para você que está lendo esse post procure saber mais a fundo como funciona e de onde veio esse modelo.
 
Mas resumindo o modelo OSI é: Um modelo de referência que foi criado devido a necessidade de “interoperabilizar”, se é que essa palavra existe, equipamentos de fabricantes diferentes. Depois ele foi substituído pelo modelo TCP/IP, que veremos em breve, porém ainda é muito utilizado hoje, acreditem!
 
Vejam algumas imagens abaixo que ilustram as 7 camadas do modelo OSI.
 
 Modelo_OSI OSI
Fonte: Google Images.
Published inTheory

Be First to Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *